quinta-feira, 10 de julho de 2008

Eugenia e Darwinismo Social


Eugenia

Seguindo a publicação da "Origem das Espécies", o primo de Darwin, Francis Galton, aplicou as idéias de Darwin à sociedade, de forma a promover o conceito de "melhorias hereditárias". Darwin concordou que Galton tivesse demonstrado que "talento" e "genialidade" em humanos eram provavelmente herdados mas acreditava que as mudanças sociais que ele propunha eram muito utópicas. Nem Galton nem Darwin concordavam que o Estado devesse interferir nestas questões. Acreditavam que, no máximo, a hereditariedade deveria ser considerada na escolha de cônjuges. Em 1883, depois da morte de Darwin, Galton começou a chamar a sua filosofia social de Eugenia. No século XX, movimentos de eugenia ganharam popularidade em vários países e foram associados a programas de controle de reprodução tais como leis de esterilização compulsória. Tais movimentos acabaram sendo estigmatizados após serem usados na retórica da Alemanha Nazista em suas metas de alcançar "pureza" racial.

Darwinismo Social

Em 1944 o historiador americano Richard Hofstadter aplicou o termo "Darwinismo Social" para descrever o pensamento desenvolvido durante os séculos XIX e XX a partir das idéias de Thomas Malthus e Herbert Spencer, que aplicaram as noções de evolução e sobrevivência do mais apto às sociedades e nações. Estas idéias caíram em descrédito após serem associadas ao racismo e ao imperialismo. O uso do termo "Darwinismo Social" para descrever as idéias de Malthus não é muito adequado uma vez que Malthus morreu em 1834, portanto antes que a teoria de Darwin tivesse sido concebida. Além disso, de fato, a teoria de Darwin é que foi inspirada em um ensaio de Malthus de 1838, Princípio da População. O "progressivismo" evolutivo de Spencer e suas idéias políticas e sociais também foram muito influenciadas pelas idéias de Malthus e seus livros sobre economia (de 1851) e evolução (de 1855) são ambos anteriores à publicação da "Origem das Espécies" (de 1859)

Wikpédia – in internet – 10/07/2008 às 21h 04 minutos (.http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin)

Charles Darwin


Charles Robert Darwin, nasceu em 12/02/1809 e faleceu em 19/04/1882, foi um naturalista britânico que alcançou fama ao propor uma teoria que explicasse a evolução por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia..

Estudante de Medicina se interessa por história natural e teologia. Seus escritos, fruto de seus cinco anos de viagem a bordo do navio Beagle trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.

Sabendo que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma idéia similar forçou a publicação conjunta da teoria em 1858.

Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies” introduz a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, teoria essencial para explicar a diversidade de espécies na natureza.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Evolução e Diversidade



Evolução e diversidade é o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2008, uma homenagem aos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural de Charles Darwin e Alfred Wallace, mas pela evolução permeará a diversidade que poderá nos remeter a: evolução das espécies dentro de uma diversidade ambiental, evolução tecnológica dentro de uma sociedade diversa, a evolução social que inclui diversidade cultural, étnica, social, econômica e política, baseados em conhecimentos científicos.

A semana de C&T se pauta na valorização da criatividade e inovação e nas inúmeras possibilidades de uso da ciência e tecnologia no cotidiano.

Nós de Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz, bem como os parceiros e colaboradores, pensamos diversas atividades que precisam ser organizadas ao longo dos meses que precedem a Semana de C&T.

Pense na sua e inclua em seu planejamento: dias de portas abertas nas instituições; feiras de ciência, concursos, oficinas, cursos e palestras; ida de cientistas às escolas; produção e distribuição de cartilhas, encartes e folder; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; divulgação forma em veículos de comunicação; atividades culturais e artísticas que envolvam ciências e muito mais...

segunda-feira, 7 de julho de 2008


Desde 2004 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada à nível nacional. Nós de Guaratiba, junto aos parceiros e colaboradores, estamos nesta jornada desde de 2005.

Pois bem...foi dada a partida para a realização da Semana de C&T em Guaratiba quando no dia 27 de junho, estivemos em reunião na Embrapa, para a primeira troca de idéias e deliberações.

Discutimos a proposta de realização de um desfile durante a culminância, o que daria um movimento e um sentido de participação maiores. Um desfile que não perturbe o trânsito e que signifique uma inovação, uma evolução na maneira com que o grupo vem realizando a culminância.

Para a organização da Semana C&T em Guaratiba:

Desfile – Professor Jorge e João Eugênio.

Comissão de divulgação – Ana Paula e Professora Valéria Wanderley

Comissão de Infra-estrutura - Olavo


A próxima reunião será no dia 7 de agosto, uma quinta-feira, às 9h, no CIEP Heitor dos Prazeres, situado na Avenida da Matriz, s/n, Pedra de Guaratiba (em frente ao DPO).

Nos vemos lá!

O tema de 2008 é: Evolução e Diversidade.

http://semanact.mct.gov.br (link para acessar aos informes da SMNCT 2008)