sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Reunião de 01/09/2008 - Muito boa!!!!

Prezados parceiros da Semana de C&T,

Tivemos a satisfação de dar as boas vindas à instituições e órgãos que compareceram pela primeira vez, como CDI, Funlar, Centro Artístico Cultural e Ecológico Metamorfose e Centro Educacional Pedra de Guaratiba.

Das discussões foi decidido que o desfile vai abrir o dia, com linha de frente, balizas, bandas e pessoal das escolas e instituições Apollo XII, Bertha Lutz, Fundação Xuxa Meneghel, Heitor dos Prazeres, Pres. Antônio Carlos, Sarah Kubitschek. Foi ressaltada a necessidade de cada organização dispor de sua tenda e mobília, assim como informar o quanto antes a necessidade de energia elétrica.

Após o farto lanche oferecido pelos anfitriões do Heitor dos Prazeres, reuniram-se as comissões de Infraestrutura e de Programação e Divulgação.

A de Infraestrutura deu seguimento à solicitação de autorização para utilização do espaço público à Sub Prefeitura e para prover o evento de segurança (Guarda Municipal e Polícia Militar), bloqueio de trânsito (CET Rio e GM), energia (Rio Luz e Light). O Ofício já foi encaminhado e a Comissão se reúne na RA, na segunda-feira, dia 15, de manhã.

As comissões de Divulgação e Programação reuniram-se e aprovaram as ações para a captação de recursos financeiros para faixas, banners, panfletos e folderes e o contato com a imprensa e rádios locais e regionais. A Ana Paula enviou as fichas para preenchimento sobre as atividades que serão realizadas por cada instituição e na Praça, as quais devem ser devolvidas o mais rápido possível.

Vlademir, da Defesa Civil, conseguiu do MCT uma quantidade expressiva de cartazes e folderes que estarão à disposição na *próxima reunião marcada para **dia 29/09, segunda-feira, às 9 h, no GP Heitor dos Prazeres.*

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Diversidade Olímpica


Os pódios das olimpíadas nem sempre são para os atletas do esporte. Entre as diversas olimpíadas podemos citar as de Matemática, Química, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Língua Portuguesa, onde a participação dos alunos é voluntária e a dedicação dos professores é intensa.
As olimpíadas das áreas do conhecimento não exigem fórmulas prontas ou excesso de gramática normativa, e sim, o desenvolvimento do raciocínio lógico, organização do pensamento e aperfeiçoamento da escrita.
A primeira olimpíada de física foi realizada na Polônia em 1967; a primeira olimpíada de matemática aconteceu na Hungria, em 1894; a primeira olimpíada de biologia aconteceu em 1990; a primeira olimpíada de química , fora do antigo bloco socialista ocorreu no ano de 1980, na Áustria; Em 1989 foi realizada na Bulgária a 1ª olimpíada internacional de informática. Em 2008 o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em educação, Cultura e Ação Comunitária, deflagraram a Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.
A premiação varia entre menções honrosas, medalhas, troféus, a bolsas de estudos em institutos específicos.
Então reflita sobre a diversidade cotidiana e a evolução da humanidade.
Texto idealizado a partir da Coleção Giramundo, nº 61/2008

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação na Semana de C&T

  • Divulgação sobre eventos da Semana Nacional de Ciência em Guaratiba pela Rádio Escola da Escola Municipal Presidente Antonio Carlos

Na praça Raul Capello Barroso:

  • Coral da Escola Municipal Presidente Antonio Carlos
  • Coral Bossa Nova da Escola Municipal Rubens de Farias Neves
  • Dança - Escola Municipal professor Gilberto Bento da Silva
  • Desfile de Modas com Reciclados - Escola Municipal Alzira Araujo
  • Musical "Evoluindo e Cantando com Ciranda e Folia - Alunos do PEJA do CIEP Clementina de Jesus
  • Evolução Tecnológica, Populacional e Olimpismo - Dança - Escola Municipal Rosária Trotta
  • Stand: sobre conservação dos manguezais, evolução das brincadeiras infantis, evolução da mulher na sociedade brasileira
  • Oficinas: Blocos e caixas com coador de café, bichinhos de massinha e origami