quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Diversidade Olímpica


Os pódios das olimpíadas nem sempre são para os atletas do esporte. Entre as diversas olimpíadas podemos citar as de Matemática, Química, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Língua Portuguesa, onde a participação dos alunos é voluntária e a dedicação dos professores é intensa.
As olimpíadas das áreas do conhecimento não exigem fórmulas prontas ou excesso de gramática normativa, e sim, o desenvolvimento do raciocínio lógico, organização do pensamento e aperfeiçoamento da escrita.
A primeira olimpíada de física foi realizada na Polônia em 1967; a primeira olimpíada de matemática aconteceu na Hungria, em 1894; a primeira olimpíada de biologia aconteceu em 1990; a primeira olimpíada de química , fora do antigo bloco socialista ocorreu no ano de 1980, na Áustria; Em 1989 foi realizada na Bulgária a 1ª olimpíada internacional de informática. Em 2008 o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em educação, Cultura e Ação Comunitária, deflagraram a Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.
A premiação varia entre menções honrosas, medalhas, troféus, a bolsas de estudos em institutos específicos.
Então reflita sobre a diversidade cotidiana e a evolução da humanidade.
Texto idealizado a partir da Coleção Giramundo, nº 61/2008

Nenhum comentário: